O Propósito de Deus para Família II

Muitas pessoas hoje  oram por um reavivamento geral na igreja, no Brasil, no mundo.  Mas creio que muitos estão olhando no lugar errado.  Creio que o verdadeiro reavivamento há de começar justamente no lugar que Satanás está mais atacando hoje: o lar.  Baseio minha convicção no fato de que o apóstolo Paulo descreve as evidências de um "reavivamento" (a plenitude do Espírito) em Efésios 5:15-6:9 como acontecendo no contexto do lar.  Para termos um reavivamento de verdade, teremos que começar com a primeira instituição social, a família.  Mas para isso acontecer, teremos que voltar às bases para redescobrir o propósito que Deus tem para a família.

O primeiro grande propósito  de Deus para a família é simplesmente  Espelhar a Imagem de Deus. Existe um segundo propósito que Deus tem para a família, e que a faz "erguer seus olhos, para ver os campos já  brancos  para a ceifa . . . ":  A família existe para ESPALHAR o reino de Deus.

Este segundo grande propósito de Deus envia a família para ser um "centro de missões" (e não um campo missionário!).  Infelizmente, muitas pessoas não têm esta perspectiva exaltada da importância da família no plano de Deus.  Para algumas, a família não passa de uma conveniência: alguém lava minha roupa, prepara meu almoço, divide as despesas comigo, concerta a pia e dorme ao meu lado.  Para outras, a família já não é uma conveniência, mas uma aflição a ser suportada.  As crianças exigem "coragem" para criar, o marido não presta e a esposa só incomoda.  Até alguns ministros encaram a família como um impecílio que frustra sua realização da "obra de Deus".

Mas a família é muito mais que isso.  A família é nosso maior recurso natural para alcançar o mundo.  A família existe para produzir uma herança piedosa na terra, e já é um meio ideal para evangelizar e discipular o mundo.  E sempre foi assim.  Desde Adão e Eva, Deus tem usado famílias para alcançar o mundo.  Como já vimos, o primeiro casal recebeu a "comissão" de encher a terra com novas imagens para a glória de Deus.  Anos depois da queda, Noé recebeu exatamente a mesma ordem, sem dúvida mais difícil depois da Queda, mas a mesma ordem (Gn 9:1).  Abraão, o "pai de muitas nações", foi escolhido para que sua família fosse uma bênção trazendo salvação às nações.  E o próprio Senhor Jesus veio para a terra  morar em família.

Com seu potêncial incrível de alcançar pessoas, a família se torna um centro de círculos concêntricos de ministério que visam alcançar o mundo.  Estas esferas de ministério são alistados em ordem de prioridade.  Todos, porém, podem e devem acontecer ao mesmo tempo.

1.  O ministério da família começa com o ministério entre marido e esposa (Gn 2:15-24).  Antes de ministrar para o mundo, Deus chama o casal para ministrar um para o outro.  Em Gênesis lemos que, quando Deus criou o homem, ele era incapaz de realizar todo o plano divino para sua vida ("não é bom que o homem esteja só", Gn 2:18).  Deus criou a mulher justamente para completar o que faltava no homem, e vice-versa.  O ministério marido-esposa e esposa-marido acontece pelo fato de que Deus criou a mulher como "auxiliadora idônea".

Muitas idéias errôneas existem sobre a frase "auxiliadora idônea", como se a mulher fosse uma empregada doméstica caprichosa.  Nada podia ser mais longe da verdade.  A palavra "auxiliadora" foi usada no Velho Testamento de somente mais um indivíduo: Deus!  Só que quando o termo se refere a Deus, a tradução normal é "Socorro, Auxílio, Amparo".  Em outras palavras, Deus colocou alguém semelhante a Ele ao lado do homem para "socorrer o homem" (não para ser pisada por ele!).

O termo "idônea" literalmente significa "conforme o oposto".  A mulher corresponde ao homem, e por isso pode ter comunhão com ele, mas ela também é diferente, com dons, talentos, perspectivas e ideais que completam o que falta no homem.  Obviamente o oposto é verdade também: o homem é o que a mulher não é.  Como já vimos, esta "unidade em diversidade" é o gênio do casamento.  Em vez de competir, o casal deve completar um ao outro.  Em vez de tentar criar o cônjuge à nossa própria imagem, devemos apreciar as diferenças entre nós.  Em vez de diminuir as diferenças entre os sexos (nas modas de roupa, "jeitão" de ser, etc.) devemos valorizá-las.  Cada casal deve estabelecer a prioridade de ministrar um para o outro conforme o plano original de Deus e coerente com os papeis esboçados pelo apóstolo Paulo em Ef. 5:22-23.  O ministério de alcançar  o mundo começa bem no lar, com o ministério marido-esposa.

2.  O ministério da família extende-se para o discipulado dos filhos.  Quase todo texto na Palavra de Deus que fala do relacionamento pai-filho destaca a importância de discipular os nossos filhos (Dt 6:4-9; Sl 78:1-8; Pv 22:6; Ef 6:4).  Deus criou a família para encher a terra com pessoas tementes a Deus.  A queda dificultou mas não anulou a comissão.  O lar cristão deve ser o centro de evangelismo e discipulado dos filhos.

Infelizmente, muitos pais hoje se preocupam com tudo menos seu ministério como "pastores-sacerdotes" do lar.  Trabalhamos duro para por pão na mesa e roupas de grife nas costas.  Procuramos as melhores escolas.  Corremos para cá e para lá para aulas de piano, dança, inglês.  E levamos nossos filhos para a Escola Bíblica Dominical.  Mas somos piores que incrédulos se não suprimos as necessidades espirituais no nosso lar.  Este discipulado acontece através de convivência, exemplo, ensino formal e informal (Dt 6:4-9).

Paulo deixa claro que os pais que sabem "pastorear" seus próprios filhos são qualificados para liderar a igreja (1 Tm. 3:4, 12). O discipulado de nossos filhos nos autoriza para ministrar para o mundo.

3.  O ministério da família visa alcançar o mundo.  Assim como a família sempre foi usada por Deus para executar seu plano na terra, a família continua sendo grande "centro de missões".  Mas como?

Primeiro, a família prepara filhos para alcançarem o mundo.  O preparo destas "flechas" que Deus coloca "nas mãos do guerreiro" (Sl 127:4) visa afiá-las e lançá-las para penetrar o coração do mundo.

Segundo, o exemplo da família chama a atenção do mundo.  Nestes dias de caos familiar, uma família feliz e razoavelmente bem-estruturada chama muita atenção.  "Por que sua família é diferente?" é uma pergunta que abre a porta para o evangelho (1 Pd 3:15).

Terceiro, a própria família pode alcançar o mundo ministrando juntos, contribuindo para a obra do Senhor, apoiando a igreja local, fazendo viagens missionárias, desenvolvendo projetos especiais (programas evangelísticos, EBF, etc.) sustentando missionários, orando pelo mundo, hospedando obreiros, e muito mais.  Não há limites no que pode ser feito através da família!

Creio que Deus ainda quer nos dar um reavivamento espiritual.  Mas para isso acontecer, a família terá que voltar às suas raízes e redescobrir sua razão de existir: espalhar a imagem de Deus, e espelhar o reino de Deus.  Que o reavivamento venha, uma família de cada vez: sua família, e minha.