Adoração em 3 Níveis à Imagem do Tabernáculo - Parte 3



Nível 2: O Lugar Santo – Intimidade e Revelação

É um lugar um pouco mais íntimo onde depois de todo o processo doloroso do sacrifício somos levados a presença de Deus e começamos a desfrutar de uma doce comunhão com Ele. Existiam 3 objetos no Lugar Santo:

 

  • A Mesa dos Pães: Tinha 12 pães que representavam as 12 tribos de Israel, fala

da comunhão de Deus com o seu povo, os sacerdotes (Você é um!!!) comiam desse pão, bem ali, era como uma espécie de pic-nic, sabe quando o filho se assenta a mesa com o Pai para tomar café e estarem juntos, exatamente isso. Na presença de Deus somos alimentados por sua própria presença com um pão fresco, espiritual, da sua doce comunhão. Jesus é o pão vivo que desceu do céu (Mt. 6.33-35).

  • O Candelabro: fala da luz de Cristo e sua revelação, a adoração não é apenas

meras canções que cantamos pra nos confraternizarmos ou meramente pra iniciarmos o culto ou nos alegrarmos, a adoração em 2° nível nos leva a Ele, Jesus a uma revelação maior de quem Ele é e ao contemplarmos sua luz, ao olharmos para ele somos iluminados (, transformados e desejamos apenas fazer sua vontade e nos tornar semelhantes a Jesus, somos levados a um desejo maior de andar na sua luz, pois ele nos atrai e nos ilumina. É gerada uma intimidade maior, pois quanto mais o conhecemos e temos uma experiência com ele mais ainda temos intimidade.

  • O Altar do Incenso: “Suba a minha oração perante a tua face como

 

incenso…” Salmos.141.2. Fala de oração e intercessão, nós como sacerdotes e adoradores temos uma função dupla: Adorar e Interceder. Se a adoração nos leva a uma intimidade maior com Jesus então é certo que conheceremos também o seu coração, e conheceremos toda a alegria ou tristeza que existe no coração dele em relação a nós, a nossas Igrejas e as cidades. E como é difícil achar intercessores.
“E viu (o Senhor) que não havia ninguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor…” Isaías 59.16
E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.
Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi, fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor JEOVÁ. Ez. 22.30.31

 

Na oração falamos com o Pai conversamos com ele, mas na intercessão, nos colocamos numa posição entre Deus e a pessoa ou a igreja ou ainda a cidade pela qual estamos orando. Entramos na brecha entre os dois: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse…” Ez.22.30. Quando o povo de Israel após sair do Egito fez um bezerro de ouro Deus decidiu destruir completamente a Israel e fazer de Moisés uma grande nação, mas Moisés se colocou no meio do Povo e disse: “Senhor, não faça isso!Tenha misericórdia do seu povo e perdoa o seu pecado”, e se colocou no meio do povo de maneira que se o Senhor destruísse Israel teria que destruir a Moisés também, que ousadia e por causa disso Deus poupou Israel.
Mas afinal a intercessão é tão importante assim!? Sim é, “os céus são do Senhor, mas a terra Ele a deu aos homens” Salmos 115.16, ou seja, Deus não vai interferir na nossa vida, na nossa igreja ou na nossa sociedade sem antes darmos a Ele essa liberdade, essa legalidade através da oração e intercessão. Deus deseja estabelecer o seu reino através de nós, mas para isso precisamos clamar: “VENHA O TEU REINO SENHOR!!!” Mateus 6.10.

Nível 3: O Santo dos Santos – A glória de Deus

 

  • O véu: A única coisa que separa o lugar Santo do Santo dos Santos era um véu

muito grosso
Depois de passarmos pelo sacrifício e morte e temos nos conformado com ele na sua cruz (Fp.3.10) e experimentado sua preciosa presença e comunhão somos levados para um outro nível o Santo dos Santos, lugar onde repousa a glória de Deus, ali apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez no ano para oferecer sacrifício pelo povo, mas agora o sumo sacerdote JESUS (Hb.7.20-28), entrou nos Santo dos Santos e tendo oferecido a si mesmo como sacrifício inaugurou um novo e vivo caminho(Hb.10.19,20). Quando Jesus morreu na cruz algo aconteceu no templo:

 

“…o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo…”

 

A única coisa que separa o lugar Santo do Santo dos Santos era um véu muito grosso
ou seja, Cristo removeu o véu nos dando livre acesso ao Pai (Hb.10.19).

Ao entrar nos Santos dos Santos o sumo sacerdote precisa fazer com que o incenso ficasse ainda mais forte a ponto de produzir uma fumaça densa e um cheiro bem mais forte, de maneira que não daria para ver o sumo sacerdote, muito menos sentir seu cheiro. Tem uma música que diz : No Santo dos Santos a fumaça me esconde só teus olhos me vêem…” Creio que seja essa a simbologia, quando contemplamos a glória do Senhor ali ficamos prostrados diante dele, as palavras perdem o valor, os olhos como chamas de fogo dele se fixam no nosso coração e o que podemos falar diante da sua glória!? “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus”. E diante da sua glória estamos completamente rendidos diante dEle, nada mais importa, não existe fama, o dinheiro e os bens materiais se tornam como lixo perdem todo o valor, ali conhecemos a profundidade do Seu coração, tudo o que importa é a glória de Deus, já não queremos saber das nossas necessidades e interesses, já não importa os nossos sonhos, ficamos completamente capturados, tudo o que importa é Sua glória. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome da glória…” Sl.115.1, reconhecemos que só Ele é digno de glória, reconhecimento e que toda a nossa sabedoria e capacitação humana, todos os nossos títulos não valem nada diante dEle. Ele é o Senhor da Glória (Salmos 24).