O Padrão Divino Para os Maridos. Parte 2

 

2ª parte

Marido, ame sua esposa.
CUIDE DA VIDA ESPIRITUAL DELA

 

Segundo as Escrituras, o homem que ama a esposa coloca as necessidades espirituais dela em primeiro lugar. Seu primeiro interesse é que ela mantenha com o Senhor uma comunhão adequada. Compreende que a verdadeira felicidade e a realização pessoal da esposa, como mulher, esposa e mãe devem se firmar na base sólida da comunhão com Cristo. Isto não significa apenas uma aquiescência devota à necessidade de ela “ser religiosa”, ou de “ver as coisas de uma perspectiva espiritual”, mas, sim, uma perfeita compreensão da importância primordial da pessoa de Jesus Cristo e do seu absoluto senhorio.

Se Deus permite que o marido ajude a firmar e a dar maior significado ao relacionamento da esposa com Jesus, não será isso motivo para que ambos se regozijem? Haverá maneira melhor de um marido demonstrar seu amor pela esposa?

7. A tarefa principal do marido.

A principal tarefa do marido cristão é cuidar da santificação de sua esposa. O seu modelo é Cristo, que se sacrificou pela Igreja, para santificá-la. O esposo não somente deve levar a mulher a ter uma vida cristã normal, como também fazer tudo ao seu alcance para que ela possa receber, na igreja, todas as bênçãos de Deus. No lar, por meio da oração e da palavra, deve ampará-la em espírito, incentivar suas aspirações espirituais e ajudá-la a crescer no conhecimento das coisas de Deus.

8. Conselheiro espiritual.

Pastor algum tem o direito de ser o conselheiro espiritual de uma mulher casada, ou de exercer autoridade sobre ela contra a vontade do marido. Até mesmo o pastor da igreja onde a família se congrega, precisa evitar tomar para si o encargo do bem-estar espiritual da mulher casada, pois essa responsabilidade é do marido. Se o pastor interferir, o marido tem o direito de opor-se. Deve deixar para o homem a parte que cabe a este da responsabilidade pelo bem-estar espiritual da família. Que ele tome, realmente, o pesado fardo de sua responsabilidade.

Assim como o líder de uma congregação tem que dar contas do progresso espiritual de cada um que está sob seus cuidados, também o chefe de uma família tem que dar contas do estado espiritual em que seu lar se encontra. Tanto Deus como os homens esperam isso dele.
O louvor ou a censura que a esposa recebe – suas virtudes ou suas faltas – atingem-no diretamente.

9. Influencia espiritual.

Não é possível e nem correto que outra pessoa tenha maior influência na vida espiritual de uma mulher do que o seu próprio marido. Ele não pode endurecer o seu coração para com a pessoa que foi totalmente confiada aos seus cuidados; antes, o marido precisa sacrificar-se a si mesmo, para poder exercer uma influencia espiritual na esposa e promover a espiritualidade dela.
 

10. O marido deve cuidar da santificação da esposa.

A esposa foi entregue ao marido como uma pessoa sagrada. É dever dele fazer todo o possível para que ela não só se conserve assim, mas também seja confirmada e aperfeiçoada em santidade. O marido, mais que ninguém, pode ser uma grande pedra de tropeço para vida espiritual de sua esposa; por outro lado, ninguém, melhor que ele, pode incentivá-la a prosseguir. O homem foi designado por Deus para ser, para a esposa, um vaso de bênçãos celestes.


11. Usando de mansidão.

Com toda a mansidão e firmeza, deve se manter firme naquilo que sabe ser bom. Através dele Deus esclarecerá a esposa, fará com que mude de parecer e a guiará pela vereda certa. O diabo provoca desacordos entre os cristãos. Que o marido fique de sobreaviso para que essas divergências não o afastem de sua esposa. É preciso que ele não se julgue superior a ela em relação aos aspectos básicos da vida espiritual.

12. Laço de unidade.

Deve reconhecer no casamento um laço divino de unidade. À luz deste fato, toda divergência que possa se interpor entre eles é de importância secundária. Que o homem ao olhar para sua mulher, pense com alegria: “Minha missão é ser uma bênção para ela, e não apenas fazê-la feliz aqui na terra. Tenho que me sacrificar para o seu bem-estar eterno. Devo amá-la como Cristo amou a Igreja”.

13. Levando a sério o plano divino.

Um homem que leva a sério o seu papel dentro do plano divino para a família, não fica indiferente ao relacionamento de sua esposa com Cristo e nem foge à sua responsabilidade usando de desculpa dizendo:

“Isso é entre ela e Deus”. Ele reconhece que sua missão, sob a direção do Senhor, é ser o “cabeça” espiritual da esposa”. Como Cristo é responsável pelo cuidado e pelo crescimento da igreja, o marido tem a responsabilidade de cuidar do crescimento espiritual da esposa e dos filhos. Esta comparação está bem clara em Efésios 5. 25-33.