Mulheres Alvo do Amor de Deus


INTRODUÇÃO:


Existem muitos exemplos Bíblicos de Mulheres que provaram desse amor e da misericórdia de Deus. Podemos citar Rute, Tamar, Raabe, Ester, a mulher Samaritana, Maria Madalena, Marte, Maria irmã de Lázaro entre tantas outras. Mas hoje, eu quero falar de uma mulher que foi alvo especifico do grande amor de Deus. Mulher que talvez em nossa visão humana, fosse rejeitada e indigna de nosso respeito. Mulher esta que pode representar Israel em seu relacionamento com Deus, a igreja em seu relacionamento com Jesus e até eu e você em nosso relacionamento com o Deus verdadeiro. O seu nome é GOMER. Mulher de Oséias. E para melhor conhece-la vamos ler os 3 primeiros capítulos do livro de Oséias.

LER – os capítulos 1, 2,3.

O nome "Oséias" quer dizer "salvação".
Como freqüentemente acontece nos livros dos profetas, o nome do autor combina perfeitamente com a sua mensagem. Oséias condena os pecados do povo, mas apresenta uma mensagem de esperança e perdão.

Oséias escreveu no oitavo século a.C. (segundo as datas dos reinados dos reis mencionados em 1:1), durante a mesma época do trabalho de Amós (Amós 1:1), Isaías (Isaías 1:1) e Miquéias (Miquéias 1:1). Ele fala sobre o povo que se achava bom e próspero, mas estava se apodrecendo por causa da idolatria, a imoralidade e a injustiça. Destes quatro, Amós e Oséias profetizaram principalmente para Israel, e Isaías e Miquéias pregaram mais para Judá.
Oséias viveu nos últimos dias do reino de Israel. Devido a séculos de
pecado, o povo estava chegando ao fim. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de adultério.

O livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro do Velho
Testamento, expõe o coração de Deus. Oséias vive no próprio casamento que Deus estava passando em relação a Israel. Os primeiros três capítulos descrevem a vida de Oséias. Ele se casa, mas a mulher dele se torna adúltera. Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta. Assim Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, se envolvendo com "outros deuses", ou seja, cometendo adultério espiritual. Mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus teria graça e misericórdia para reconciliar com esta esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.

 

DESENVOLVIMENTO:

1:2-3
O casamento de Oséias com Gômer representa a relação de Deus com Israel. Pode também sugerir o relacionamento da igreja com Jesus e até pode sugerir o meu e o teu relacionamento com Deus.

**Obs. "toma uma mulher de prostituições" provavelmente sugere que ela veio de um ambiente de imoralidade, e teria a tendência de se tornar adúltera. Não faz sentido sugerir que Deus mandou que Oséias se casasse com uma prostituta, por vários motivos: (1) Deus sempre incentiva a pureza no casamento; (2) O caso de Gômer é paralelo ao de Israel, que se tornou adúltera depois de "casar" com Deus;(3)O relato comenta sobre filhos que nasceram depois do casamento, mesmo de adultério, mas não fala de nenhum
filho nascido antes do casamento dela com Oséias.

1:3-5
Gômer teve o primeiro filho.
**Obs.: "e lhe deu um filho" (1:3) mostra que este primeiro filho era do próprio Oséias. Deus lhe deu o nome de Jezreel, que significa "Deus espalha" ou "Deus semeia".

1:6-7
Gômer concebeu outra vez e teve uma filha. O nome dela (Lo-Ruama-NVI) é traduzido em algumas Bíblias (RA2) como
Desfavorecida. Significa:"não amada".

**Obs.: Tudo indica que Oséias não foi o pai desta filha de Gômer.
Considere: (1) Em contraste com o primeiro ("e lhe deu" - 1:3), aqui diz simplesmente que "deu à luz" (1:6); (2) O nome dela sugere a rejeição pelo marido de Gômer. Deus explicou o significado profético do nome Lo-Ruama. Ele não mostraria mais favor (graça, misericórdia) à casa de Israel, mas ainda teria compaixão
para com Judá. Este seria salvo, não pela força militar, mas pelo poder de Deus (veja o que aconteceu em Isaías 37:36-38).

1:8-9
O terceiro filho de Gômer, outro menino, recebeu o nome de Lo-Ami(NVI)que quer dizer Não-Meu-Povo"(RA2).

**Obs.: De novo, tudo indica que Oséias não foi o pai desta criança. O nome simbolizava a rejeição de Israel por Deus.

1:10 - 2:1
A rejeição do povo seria temporária. Observe nestes versículos:
(1) Embora Deus fizesse "cessar o reino da casa de Israel" (1:4), ele não destruiria todas as pessoas (1:10). Ele não tinha esquecido da promessa de abençoar todas as famílias da terra por meio do descendente de Abraão (Gênesis 12:3).(2) Deus mudaria a sorte do povo: De "Não-Meu-Povo" para "Filhos do Deus Vivo";  De Desfavorecida para Favor.
(3) Israel e Judá se uniriam sob uma só cabeça.

**Obs.: 1 Pedro 2:10 cita esta mudança de nomes para mostrar as bênçãos espirituais recebidas pelo povo espiritual da Nova Aliança. Os cristãos são os filhos do Deus Vivo, favorecidos por Ele. Jesus é o único, cabeça deste povo (Efésios 1:22-23).

No capitulo 01 podemos tirar uma grande lição para nossas vidas:

   1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer, AMOR ESTE QUE SOFRE COM AS NOSSAS INFIDELIDADES!

Oséias casa-se com Gômer, ciente das circunstâncias imorais que a rodeavam. Mas ele casa-se com ela em pureza, para fazer dela sua esposa. Através desse casamento Deus sonhava em fazer uma aliança com Israel. Mas Deus viu seu povo, sua noiva, muitas vezes eu e você nos envolvendo com “Outros deuses”, ou seja cometendo adultério espiritual e gerando filhos que lhe aborrecem. Quem de nós, manteria um casamento com tanta infidelidade? Mas por muitas vezes, este é o nosso comportamento para com Deus. O buscamos na necessidade e nos tornamos alvo de seu amor e misericórdia, (Deus sempre sonha em ternos pra Si, versículos 10,11), mas depois que passa a necessidade nos voltamos para o nosso ego, para os outros deuses, para a nossa vontade e nos esquecemos Dele. Eu e você somos alvos do amor de Deus, Amor este que sofre com as nossas infidelidades.

Vamos ao capitulo 02.

2:2-23.
**Obs.: Neste trecho, Deus está falando sobre Israel como sua mulher adúltera.

2:2-8
Deus tem motivo inegável para repudiar Israel: As prostituições e adultérios dela.
Ele, porém, gostaria de poupá-la. Para fazer isso, teria que ver o
arrependimento dela.
Versículo 5: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas....7 Ela irá em seguimento de seus amantes, porém não os alcançará; buscá-los-á, sem, contudo os achar; então, dirá: Irei e tornarei para o meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora.
Quando Gômer foi atrás de amantes (ídolos), ela achou que eles fossem a fonte das suas necessidades.
Deus, como marido, impediu o acesso de Israel aos seus amantes, dando-lhe motivo para voltar e buscar o marido.
De fato, não foram os amantes e sim o próprio Senhor que sustentava Israel.
Ela tomou as coisas que Deus lhe deu e as usou para servir Baal (um falso deus).

2:9-13
Quando Israel insistiu em praticar a prostituição espiritual, Deus decidiu castigá-la. O castigo incluiu vários aspectos:
-Ele retinha as necessidades que sempre lhe havia dado (9).
-Ele deixou Israel exposta diante dos amantes, onde os outros perceberam a pobreza e nudez dela (10).
-Ele tirou o gozo que ainda restava na vida dela (11). As coisas citadas neste versículo se referem ao gozo da comunhão com Deus (Festas, sábados e solenidades). Deus lhe negou a comunhão devido à infidelidade do povo.
-Ele destruiu as coisas que ela recebeu, supostamente, dos amantes (12).
-Ele deixou o povo sofrer durante um determinado tempo, conforme o tempo em que andava na idolatria (13).
**Obs.: As conseqüências do pecado são, freqüentemente, os resultados naturais do próprio erro. Deus simplesmente parou de proteger e cuidar do povo, e Israel sofreu nas mãos dos próprios amantes.

Aqui podemos tirar mais uma lição:

   1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer, AMOR ESTE QUE TEM LIMITES.

O amor de Deus por nós é um amor que tem limites. Somos alvos do amor de Deus a cada amanhecer. Mas um amor maduro e responsável e não infantil. Deus nos ama, mas respeita nossa vontade. Por muitas vezes não vivemos a vontade ativa de Deus, mas a permissiva que é fruto da misericórdia de Deus por respeitar a nossa vontade.
Gômer não se satisfez com o casamento, com os adultérios, ela precisou sair de casa. Ela precisou ir atrás de seus amantes. O Senhor até que tentou cerca-la, mas em sua obstinação o Senhor permitiu que ela chegasse ao seu limite e expos a sua vergonha.
Versículos 8 Ela, pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo e lhe multipliquei a prata e o outro, que eles usaram para baal. 9 Portanto, tornar-me-ei, e reterei, a seu tempo, o meu trigo e o meu vinho, e arrebatarei a minha lã e o meu linho, que lhe deviam cobrir a nudez. 10 Agora, descobrirei as tuas vergonhas aos olhos dos seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão. 11 Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas de lua nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.  12 Devastarei a sua vide e a sua figueira de que ela diz: Esta é a paga que me deram os meus amantes;
Você e eu somos alvos desse amor, mas precisamos estar cientes que o Amor de Deus tem limites e o maior deles é a Santidade. Por mais que o Senhor nos ame jamais Ele misturará o santo com o profano. Deus nos ama e caminha conosco, até que nossa caminhada não fira a Sua Santidade.
O Senhor, como Oséias suportou muitas coisas da parte de Israel e da parte de Gômer, mas quando Gômer tomou a decisão de ir atrás de seus amantes, Deus até tentou cerca-la, mas não a prendeu. Assim é comigo e com você, Somos alvos do amor de Deus, mas quando tomamos a decisão de nos dobrar a outros deuses, a nos prostituirmos espiritualmente, o Senhor não nos prende e nem caminha mais conosco, Ele simplesmente permite que venhamos a cair em si e a reconhecer a paga que nossos amantes nos deram: decepções.

Ainda no capitulo 02

2:14-23
Depois do período de sofrimento, depois de cair em si. Depois de ser escrava e talvez até colocada em exposição para ser vendida, Gômer ou  Israel é atraída de novo pelo próprio marido.
A figura aqui é de um namoro e reconciliação.
Deus atraiu a sua mulher infiel e a levou para o deserto para falar ao coração. Deus age para possibilitar a volta dela, mas somente num lugar longe dos amantes.
Ele a trata bem, como nos dias do namoro com a jovem.

E aqui nestes versículos podermos tirar mais uma lição:

   1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer, AMOR ESTE QUE NOS CONDUZ AO DESERTO.

 
**Obs.: O vale de Acor se torna em porta de esperança (15). Acor quer dizer desastre ou desgraça. Foi o lugar onde Acã morreu depois do seu pecado na conquista de Canaã (Josué 7:24-26). Por meio da desgraça do cativeiro na Assíria (11:5), o povo encontraria a esperança da nova vida.
Os momentos difíceis em nossas vidas, até as correções que Deus nos dá como filhos, servem como portas de esperança (veja Hebreus 12:4-13).
Gômer precisou passar por sofrimentos, por exposições e ser levada para o deserto, para longe de seus amantes para reconhecer o amor de seu marido. Deserto é sempre lugar de tratamento. No deserto, nossos olhos se abrem. Não nos preocupamos mais com detalhes, mas só com o essencial. Deixamos nossas mazelas para se importar com o que realmente importa. No Deserto descobrimos que o que mais precisamos é de Deus e não das ilusões que as religiões nos apresentam. No deserto só nos importa o marido, os amantes já não nos satisfazem.
Ela chamaria Deus de "meu marido", não de "meu Baal" ou "meu senhor" (16-17).
Versículos 16 Naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu baal. 17 Da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e não mais se lembrará desses nomes.
**Obs.: A palavra "baal" significa "senhor" ou "mestre". Chamando Deus por este nome, no contexto da idolatria do povo, estaria deixando-o no mesmo nível com estes falsos deuses. O ponto não é de falta de respeito, pois ele é realmente o único Senhor. É questão de restabelecer a intimidade de marido
e mulher, nem falando mais dos amantes.

Versículos 19 a 23 / 3: 1 a 5
Ele faria uma aliança de casamento para sempre com a sua mulher arrependida (19-20).
**Obs.: O amor de Deus. Depois de tudo que Israel fez, repetidas vezes traindo o marido bondoso que tanto a amava, Ele se dispôs a tomá-la de volta e entrar numa nova aliança de casamento. Que amor!
Ele seria um Deus bondoso, e ela um povo fiel e abençoado (21-23).

3:1-5
Este pequeno capítulo completa a figura da vida familiar de Oséias.Deus mandou que Oséias tomasse de volta a sua esposa adúltera (1).
Oséias obedeceu, comprando de volta a sua mulher (2).
**Obs.: É calculado que o valor pago aqui equivale o valor de uma escrava (veja Êxodo 21:32).
Oséias e Gômer não voltaram imediatamente a ter relações conjugais. Ele esperou para ver se ela realmente ficaria longe dos amantes (3).

E aqui vamos tirar a última lição :

   1. Nós, Mulheres, somos alvos do amor de Deus como Gômer, AMOR ESTE QUE SEMPRE PAGA O PREÇO DA RESTAURAÇÃO.

Gômer foi comprada por quinze peças de prata. Seu marido Oséias pagou o preço para tê-la de volta mesmo depois dos adultérios e da saída de casa. Oséias a trouxe para casa, mas precisou de um tempo para restaurar a intimidade do casal.
Na aplicação à nação, Deus deixaria o povo muito tempo sem liderança e sem as coisas necessárias para adorá-lo corretamente. Ao mesmo tempo, ficariam sem os ídolos (4).
No final, Israel seria completamente reconciliada com Deus e com Davi, seu rei (5). Aqui Davi se referindo à Jesus.
Eu e você também fomos alvos desse amor de Deus. Amor que paga o preço da restauração. Gômer teve seu preço em 15 peças de prata, o nosso preço foi o sangue de Jesus.

CONCLUSÃO:

Eu e você somos alvos do amor de Deus que:

   1. SOFRE COM AS NOSSAS INFIDELIDADES!
   2. TEM LIMITES: SUA SANTIDADE.
   3. NOS CONDUZ AO DESERTO: LUGAR DE TRATAMENTO E CURA.
   4. SEMPRE PAGA O PREÇO DA RESTAURAÇÃO.

Amor este que toma a iniciativa. Amor este que Deus seu único filho unigênito para restaurar nosso relacionamento com Ele.
E eu quero dizer que você está aqui hoje, porque o Senhor quer restaurar a intimidade com você. O preço por tua vida já foi pago, o preço foi o sangue de Jesus.
Não conheço a sua vida. Não sei se você tem feito Deus se entristecer com suas infidelidades. Não sei se você não tem passado por privações, lutas, opressões porque você se decidiu ir atrás de amantes e Deus teve que respeitar sua vontade. Não sei quais são os desertos que você tem passado, mas creia que os desertos são para nos fazer cair em si e nos depararmos com o que verdadeiramente necessitamos: do Senhor, do nosso marido, não da religião, mas de uma vida de intimidade com Deus. “Naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu marido e já não me chamará: Meu baal, meu senhor.” (2:16)
Hoje é o teu dia, dia de reconhecer que Deus tem tomado a iniciativa para restaurar a intimidade entre você e Ele. Hoje o Senhor quer te tirar do deserto desta vida, Ele quer tirar você de lá. Ele quer que você abandone todos os seus amantes e saia encostada Nele, o teu marido. Jesus é o noivo, você é a noiva.
Aceite este amor!.

**Obs.: Este versículo se refere à restauração espiritual do povo na Nova
Aliança. Davi simboliza Jesus. Os últimos dias se referem à época do Novo
Testamento. Por meio de Jesus, Israel espiritual se aproxima do Senhor
(Gálatas 3:26-29), depois de um período em que o povo estava em casa mas não
em plena comunhão com Deus. Assim o profeta indica um tempo entre a volta do
cativeiro e a vinda de Davi (Jesus) para fazer paz entre o povo e Deus.