Protagonistas da vida : Você é a atriz principal


Texto: I Samuel 1.

Introdução

Protagonista segundo Michaelis é a personagem principal, em uma peça, filme, romance e até mesmos num acontecimento real.
Hoje nós estamos aqui para compreendermos melhor o nosso papel nos acontecimentos reais de nossa história. Eu  e você somos as protagonistas da nossa  vida.
É muito comum hoje em dia quando um diretor está para gravar uma novela, filme ou mesmo uma peça teatral ele receber algumas indiretas “lembra-te de mim” estou precisando viver uma nova história.
Hoje quero lhes falar do grande e maior diretor de todas as histórias, aquele que sustenta o universo. Muitas de nós deixamos a história de nossas vidas nos levar. Abrimos mãos de sermos as protagonistas da nossa própria vida, para sermos coadjuvante das circunstancias que o próprio mundo ou o sistema nos impõe.
Em I Samuel temos a história de Ana que por um período de sua vida se deixou levar pelas circunstâncias, limitações e humilhação.
A bíblia relata que ela era casada com Elcana e que por ser estéril, segundo o costume Judaico ela teve que compartilhar seu esposo com uma segunda mulher, Penina que era muito fértil e suscitava descendência a Elcana. Porém o relacionamento de Ana com Penina era de humilhação ainda que Elcana a amasse mais do que Penina.
A bíblia relata que houve um momento em que Ana buscou força e fé em si mesmo para reverter essa situação. Ana entra no templo e busca a Deus. Derrama-se diante do Senhor, suplica-lhe que se lembre dela e lhe faz um voto.
A primeira vista, até o sacerdote a julga como embriagada. Tamanha era a amargura e desespero de sua alma.
Ana rompeu com o conformismo. Com a posição de coadjuvante na família. Ela lutou consigo mesmo e com os decretos de sua própria alma. Ela implorou ao diretor de todas as histórias humanas “Lembra-te de mim”.
A bíblia relata que Ana se retirou do templo, depois daquela oração e o seu semblante já não era triste. E após um ano, ela segurava Samuel em seus braços. O diretor de todas as histórias lembrou-se de Ana, e hoje Ele lembra-se de você. Ana também se lembrou de cumprir os votos feitos e depois de desmamar Samuel o levou para o templo, para servir a Deus.
Hoje eu e você precisamos ser Mulheres que deixam de ser coadjuvantes para serem protagonistas, para serem as atrizes principais.

 

I. MULHERES QUE  DEIXAM DE SER COADJUVANTES PARA SEREM ATRIZES PRINCIPAIS NÃO SE ACOMODAM NO CENARIO QUE AS CIRCUNSTANCIAS LHE OEFERECERAM.

O cenário de Ana era o pior possível, nasceu estéril, considerada pela sociedade uma mulher inútil, desvalorizada, (porque assim era considerada todas as mulheres estéril de sua época) perdeu o direito de ter o seu marido exclusivamente para si, ao invés disto,
Teve que aceita-lo dividindo seu amor com outra mulher que se tornou sua rival. Ana enfrentou circunstâncias adversas dentro e fora do lar. Na sociedade e dentro de si mesma. Zombarias, conversas, piadas, humilhações fizeram parte do seu currículo de coadjuvante. Mas ela soube vivenciar estas circunstâncias e arrumar forças para romper com elas e assumir seu papel de atriz principal na história de sua vida. Eu e você não podemos nos acomodar as circunstâncias que nos são impostas, precisamos lutar, precisamos deixar a passividade para reconstruir nossa história. Precisamos deixar as lamurias queixas que nos levam a depressão e ao invés disso usar cada circunstância, cada capitulo de nossas vidas, para nosso crescimento, amadurecimento.

II.MULHERES QUE DEIXAM DE SER COADJUVANTES PARA SEREM ATRIZES PRINCIPAIS USAM DA SUA FÉ  PARA MUDAR O CENÁRIO EM QUE ESTÃO INSERIDAS.

Ana poderia ter se acomodado com a sua situação, mas decidiu mudar o scripite que observava todos os dias. Ela mudou e mudou para melhor. Cada personagem aqui presente tem uma história, e cada história pode ser mudada ou para melhor ou para pior. Ana decidiu mudar para melhor. Não importa a cor do cenário de sua vida e da vida de seus familiares, você pode hoje começar a fazer diferença. A diferença  de Ana surgiu quando ela pela fé no grande Deus em lagrimas profundas  suplicou “ Senhor lembra-te de mim.”
Ana humilha-se, se rende ao Domínio do grande diretor de nossas histórias e diz: Lembra-TE de mim. Por favor, me tire da periferia da história, eu quero viver a tua história, eu quero ser a personagem principal da Sua história.
Quantas de nós vivem as periferias de nossas histórias, vivemos nossas vidas pela metade, porque não nos rendemos a história que Deus tem pra nós. A Bíblia diz em Jeremias 29:11 “ Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

 

III. MULHERES QUE DEIXAM DE SER COADJUVANTES PARA SEREM ATRIZES PRINCIPAIS CONSEGUEM VIVER  OS SEUS SONHOS E OS SONHOS DE SUA GERAÇÕES.

Dt. 7:9 Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,
10 porém castiga de uma vez os que o rejeitam. Ele não demora em castigá-los e destruí-los.
Este é o nosso papel vivermos os nossos sonhos e acima de tudo levar estes sonhos até os nossos filhos.
Precisamos nos lembrar do dia 11 de Setembro de 2001 , quando alguns filhos se tornarão homens bomba matando milhares de pessoas em nome de Deus. Que Deus é este que foi apresentado a esses filhos?. Você já parou para pensar no papel que essas mães tiveram na vida desses filhos? A Bíblia diz em João 3:16 que Deus amou o mundo...... Mas o Deus que essas mães apresentaram aos seus filhos os levou a maior tragédia dos últimos anos. Mãe que Deus você tem apresentado aos seus filhos?
Nossos filhos precisam sonhar os sonhos de Deus em suas vidas e através de nós atrizes principais isto é possível.
Ana viveu o sonho de ser mãe de tal maneira que impactou a vida de seu filho ao ponto deste viver o sonho de sua mãe como homem de Deus. Quando assumimos o papel principal dos sonhos de Deus em nossas vidas, seremos tão abençoadas que nossos filhos sonharão conosco os Sonhos de Deus.

CONCLUINDO:


Hoje eu e você somos desafiadas a deixarmos de ser coadjuvantes de nossas histórias para assumirmos o papel principal. Só podemos assumirmos o papel principal se estivermos conectadas com o diretor da história, pois somente Ele pode nos revelar como agir em determinados capítulos para que a história alcance o Seu objetivo. Muitas vivemos histórias como coadjuvantes e nunca desfrutarmos do enredo real da história, porque distorcemos o enredo com nossas posturas e atitudes. Quantas vezes o Senhor não sonhou algo para ti e você mesma abriu mão de viver este sonho e deixou de ser a atriz principal para estar à periferia da História.
Como mulheres devemos ser as protagonistas da nossa vida, lutando e não nos acomodando com as circunstâncias que nos tiram do centro da vontade de Deus e nos coloca na periferia de nossas histórias.
Como protagonistas da nossa vida, precisamos ter fé no grande diretor e nos sonhos que Ele mesmo tem para cada uma de nós. Precisamos nos render a Ele e crer que Ele sempre tem o melhor para nossas vidas. Enfim como protagonistas da vida, precisamos entender que só recebe o Oscar as protagonistas que conseguiram viver os Sonhos do diretor. Quantas de nós não temos uma vida abundante porque desistimos dos Sonhos que Deus tem pra nos.
Hoje eu quero desafiar você a se render ao Grande Diretor da História de sua vida.
Quero desafiar você a não se acomodar com as circunstâncias que colocaram você na periferia de sua História. Você precisa lutar você precisa ter fé que o melhor de Deus ainda está por vir. Você precisa se render à história que o Grande diretor escreveu para você, você precisa se decidir viver os sonhos de Deus para sua vida.