Mulheres livres


“Pois entre eles se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” 2 Timóteo 3:6,7

Todo ser humano tem uma necessidade que lhe é inerente. É a necessidade de liberdade.
Desde pequenos, lutamos por essa necessidade. Queremos ter liberdade para engatinhar, andar, comer com as próprias mãos, correr, brincar, sorrir, das gargalhadas com a turma, sair sozinhos, entre tantas outras expressões com que essa necessidade social se apresenta. Porém no Brasil, houve um período em que essa liberdade social foi bastante tolhida. A época da escravidão.

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo ate os dias de hoje. È a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

Essa escravidão moderna é menos aparente que a do Brasil colonial, mas não menos agressiva e prejudicial ao ser humano, principalmente as mulheres. Muitas são escravas de padrões de beleza, de sentimentos, do passado, das decisões, de padrões, de costumes, de vícios, da imagem que projetam de si mesmas, da nossa alma ferida e de tantos outros artifícios do mundo moderno. Por vezes, essa escravidão é até mais autoritária que os donos de escravos de outrora.

Jesus veio nos libertar dessa escravidão que por muitos não é visível, mas que mata mais do que na época da escravidão física e visível. Essa escravidão invisível corrói por dentro, mata auto estima, sonhos, a vida. E não será o aperfeiçoamento da ciência, os projetos governamentais que nos libertará da escravidão, porque por vezes nós mesmos colocamos nossa alma no cárcere.

2 Timóteo 3: 6,7 narra de modo claro a escravidão da alma das mulheres de hoje. Estamos sobrecarregadas com as nossas mazelas, conduzidas por paixões, aprendemos e não conseguimos chegar ao conhecimento da verdade.

Enfim, quero trazer nesta noite alguns exemplos de mulheres que não viveram a escravidão dos negros, mas viveram circunstâncias que poderiam tê-las feito escravas de si mesmas. Mulheres que venceram os seus próprios cárceres, seus medos, dilemas, suas perdas, Mulheres que decidiram viver: Mulheres Livres!

Quero narrar a historia de Rute e a partir dessa história tirar algumas reflexões.

E SUCEDEU que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra de Belém de Judá,(casa de Pão); por isso Elimelek () (Deus é meu rei) saiu a peregrinar nos campos de Moabe,(LUGAR DA MALDIÇÃO) ele e sua mulher Noemi (Afortunada feliz), e seus dois filhos; Malom (ENFERMO DOENTE) e Quiliom (MORTE)

Efrateus, de Belém de Judá (casa de pão e lugar do louvor); e chegaram aos campos de Moabe,(lugar da maldição) e ficaram ali. E morreu Elimeleque,(Deus é meu Rei) marido de Noemi (Afortunada feliz); e ficou ela viúva com os seus dois filhos, Malom e Quiliom.
Os quais tomaram para si mulheres moabitas; (Lugar de maldição) e era o nome de uma Orfa,(aquela que vira as costas) e o da outra Rute;(AMIGA) e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom (DOENTE E FRAQUINHO) e Quiliom,(MORTE) ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido,com suas duas noras.
Ao ouvir que Deus havia visitado o seu povo novamente dando lhe pão se levantou Noemi e decidiu voltar para Belém de Judá, mas orientou por duas vezes Órfã e Rute para voltar para a casa de seus pais. (Rute 1: 8 11,12) Por duas vezes suas noras choraram (Rute 1:9, 14).
Rute (amiga), porém decide acompanhá-la, Órfã (aquela que vira as costas) decide viver os seus dias em Moabe, junto de sua parentela.
Partem Noemi e Rute para Belém de Judá, quando chegam lá às pessoas vem dar as boas vindas para Noemi dizendo Noemi (afortunada feliz), ela diz não me chameis Noemi, mas Mara, porque o todo poderoso tem afligido a minha vida, chamai Mara que significa amargurada.
Dias depois em Belém de Judá, Rute conhece um homem rico chamado Boas (Paz) que casa-se com ela, dando lhe uma nova vida, e uma segurança financeira para ela e também para sua sogra Noemi que era viúva.
Deste casamento Deus abençoou com um filho chamado Obede(CERTO, SERVO, ADORADOR) e viveram felizes no centro da vontade de Deus.

    * 1. Mulheres livres estão dispostas a irem onde nunca estiveram para criar algo que nunca tiveram.

Tudo o que nos é novo, causa desconforto, insegurança. Ambientes familiares nos causam conforto, são aconchegantes e nos tranqüilizam. É normal buscarmos coisas que nos são familiares, confortáveis. O conforto pode reduzir o estresse de tomar novas decisões, pode remover o atrito e o desconforto de fazer novos amigos, pode tornar a vida mais fácil, mais administrável humanamente falando.
    * > Rute, porém não cria assim. Ela conheceu uma verdade que a maioria de nós nunca descobriu – que o conforto pode ser destrutivo. O conforto é a morte da criatividade. Ele pode destruir o teu potencial, ele pode neutralizar a tua multiplicação e crescimento. Pessoas confortáveis conquistam pouco.
    * > São as pessoas em desconforto, que produzem mudanças milagrosas em cada geração. Romanos 12:2 Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.
    * >Rute estava disposta a se deslocar geograficamente. Ela estava disposta a desconectar-se de sua família. Ela estava disposta a seguir uma direção que nunca havia seguido e experimentar o desconforto: > da viuvez, > de estar longe de casa > e acompanhar a sogra. Mudanças geográficas sempre nos posicionam para receber promoções e revelações sobrenaturais. Mulheres livres têm disposição para deixar o seu ninho, seu conforto, sua família, seus hábitos, seus costumes, sua religiosidade. Mulheres livres estão dispostas a ir onde nunca estiveram para criarem algo que nunca tiveram.
    * > Aquilo de que você está disposta a se afastar determina o que Deus trará a você. Rute estava disposta a se afastar de toda religiosidade humana, de toda idolatria familiar. Rute estava disposta a pagar um preço... uma atual penalidade a fim de produzir um futuro extraordinário. Isso a tornou Livre. Nunca reclame de seu futuro, se você não estiver disposta a deixar o seu presente.
    *  > Perceba, mudança é Prova de Confiança. Ir onde nunca estivemos para criar algo que nunca tivemos exige confiança em alguém. A maior necessidade de Deus é que você confie nEle. Sua única necessidade é que creiamos nEle. Seu único prazer é que creiamos nEle. A maravilha da vida é que podemos confiar nEle, para sermos Livres. Você pode confiar a Deus um destino que você não enxerga claramente. Seu maior crescimento, suas maiores vitórias, sua maior alegria nasceram de um clima de desconforto, coisas difíceis, coisas desconfortáveis. Então aprenda a crer em Deus e a ir onde nunca esteve para criar algo que nunca teve. Talvez você nunca tenha ido à cruz, confessar seus pecados, seu amor e dependência de Jesus. Talvez hoje seja o dia de você ir até lá, onde você nunca esteve e receber a paz que nunca teve. Pois Ele promete: minha paz vos dou, não como o mundo a dá. Ilustração: Lucas 7: 36 a 50 nos fala sobre a pecadora que ungiu os pés de Jesus. Jesus estava na casa de um fariseu; Jesus já havia tomado lugar à mesa, quando de repente esta mulher entra com um vaso de alabastro e por detrás unge os seus pés e derrama lágrimas sobre eles e com sues próprios cabelos os enxuga. È claro que ela foi socialmente reprovada. Mas Jesus a Justificou perante todos e perante o fariseu, o doutor da lei e ainda disse a mulher: (vers 47) Por isso, te digo perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas a quem pouco se perdoa, pouco ama. A Mulher pecadora esteve em um lugar onde nunca estivera: na casa de um fariseu e aos pés de Jesus. Ela precisou passar pelo desconforto de estar na casa do fariseu para ter o que nunca tinha tido: O perdão de seus pecados, a presença e justificação de Jesus. Aplicação: E você? Onde você precisa ir para ter o que nunca teve? Quais os desconfortos que você precisa passar para provar de Jesus? Lembre-se os desconfortos, problemas, as dores, as inseguranças nos fazem crer em Deus, nos fazem ser dependentes Dele, a confiar Nele e crescer na intimidade com Ele.

    * 2. Mulheres Livres sabem que o sucesso de seu futuro depende de deixar o seu passado.

A intolerância ao presente gera um futuro. Acomodados não geram futuro. Inconformados geram futuros. Rute se recusou a construir seu futuro em torno de seu passado, de suas perdas. Algumas de nós, somos museus ambulantes, vivemos relembrando circunstâncias dolorosas e alimentamos nossa mente de perdas e dores. Quando você fala de seu passado você o perpetua. Jeremias nos ensina: quero trazer à memória aquilo que pode me dar esperança (Lam. Jeremias 3:21). Paulo nos desafia a pensar tudo o que é bom, justo, honesto, puro, de boa fama (fil. 4:8). A mulher livre permite que o seu passado morra. Rute fez isto. Ela não ficou em cima do muro. Ela tomou uma decisão, ela se recusou a ser uma ligação entre passado e futuro. Ela abandonou totalmente os relacionamentos do seu passado. Seu futuro precisa ser conquistado. Seu futuro é uma colheita produzida pelas sementes que você está disposta a semear. Então se prepare para conquistar o seu futuro sem as perdas, memórias, frustrações, histórias, e por vezes sem as pessoas de seu passado. Mulheres livres rompem com o passado para conquistar o futuro. Rute soube quando esgotou os benefícios de sua fase presente. Isto é tão poderoso e importante. Aprenda a viver cada fase no presente e não carregá-la para o seu futuro. Você deve ter discernimento para discernir o propósito de Deus em cada fase de sua vida. Quando algo termina, está terminado! Nunca prolongue uma conversa, quando o assunto já terminou. Ilustração: João 8: 1 a 11 nos fala da mulher adultera. O texto nos diz que os escribas e fariseus trouxeram até Jesus uma mulher pega em adultério e relataram a Jesus que a Lei orientava-os a apedrejarem-na. Mas eles queriam tentar a Jesus e perguntaram a Ele o que Ele os orientava e insistiram na pergunta. Jesus então se abaixou e começou a escrever na terra com o dedo e lhes respondeu: Aquele que dentre vos estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra. O texto narra que todos silenciosamente foram-se retirando um a um ficando só Jesus e a Mulher. Então Jesus olhou para a mulher e perguntou onde estão os teus acusadores, ninguém te condenou? E concluiu dizendo: Nem eu! Vai e não peques mais. Aplicação: Jesus não leva em conta o nosso passado. Jesus quer nos libertar das prisões e pecados do nosso passado. Ele veio aqui a esta terra com este propósito, nos libertar do pecado, da carne, dos desejos. Jesus veio para nos fazer livre das obras da carne (ódio, angustia, mentira, inveja, idolatria, prostituição, impurezas, feitiçarias, inimizades, ciúmes, dissensões, discórdias, iras, bebedices, glutonarias) Jesus veio para nos dar vida em abundancia. Hoje Jesus não quer olhar para o teu passado, Ele quer olhar para você e dizer: Filha, vai e não peques mais.


    * 3. Mulheres Livres sabem exatamente o que querem.

Rute era decidida. Poucas pessoas o são. Eu já vi pessoas entrarem em um restaurante com muita fome, mas não terem determinação no que desejavam matar a sua fome, a ponto de perguntarem para o garçom o que ele achava que elas deveriam comer. Desenvolva sua determinação. Pense no que você quer. Invista seu tempo no seu objetivo. Contemple, medite, estude, leia. O que você quer que aconteça na sua vida daqui a 10 anos? Poucas pessoas têm separado um tempo para descobrir o que realmente as entusiasma, as motiva, as da vida. Mulheres livres sabem o que querem e lutam pela conquista. > Rute disse com clareza: “onde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu.” Rute 1;16 Ela sabia o que queria. Ela comunicou a Noemi o que queria. Ela foi ousada no que queria. Isto a fez uma mulher livre. Quantas de nós já não vivemos dificuldades em nosso casamento por não comunicamos o que realmente queríamos? Quantas de nós não nos ferimos por esperar que nosso esposo adivinhasse o que se passava em nosso coração. Mulheres livres se expressam, mulheres livres comunicam! Jesus nos adverte: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Isto é real e é pra ser vivido por nós mulheres livres. Ilustração: Marcos 5:25 a 34. A Mulher do fluxo de sangue. A Bíblia relata que grande multidão seguia a Jesus de modo a comprimi-lo a apertá-lo. Nessas circunstâncias Jesus olha para os seus discípulos e os interroga perguntando quem O tocou. No meio da multidão havia uma mulher que sofria de carcinoma no útero a 12 anos e quando ela ficou sabendo que Jesus passaria por sua cidade, mesmo enferma ela enfrentou a multidão para tocar no Mestre, pois ela cria em seu coração que se apenas o tocasse ela seria curada. E aconteceu. Então mediante a pergunta de Jesus e a perplexidade de seus discípulos, ela ainda tremula se prostrou diante de Jesus e confessou tê-Lo tocado. E Jesus então afirmou: Filha a tua fé te salvou. Aplicação: Hebreus 11:6 nos afirma: Sem fé é impossível agradar a Deus. Você tem agradado a Deus com a sua fé? Você tem sido persistente, determinada em seus alvos, sonhos e metas? Mulheres livres sabem exatamente o que querem. Mulheres livres são determinadas. Mulheres livres lutam por um sonho. Mulheres livres são indesistíveis, porque sabem em quem crêem.
    * Mulheres Livres abraçam seus propósitos sem ninguém para encorajá-las. Noemi virou-se para suas duas noras, Órfã e Rute e disse: “Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido.” Rute 1:8,9 Noemi as beijou. Elas choraram. Mas se mostraram dispostas a irem com Noemi a Belém de Judá. Mas Noemi insistiu que elas voltassem para a casa de sua parentela. Elas choraram novamente, Órfã foi embora, voltou para sua parentela, mas Rute não! Rute é tenaz, ousada, focada. Seu marido está morto, seu sogro está morto. Sua cunhada voltou para a parentela. Sua sogra a está instruindo a volta para casa. Não há ninguém ao redor para encorajá-la. Ela não tem sequer uma líder espiritual em sua vida. Ela está sozinha. Ela é a única com o desejo de buscar um futuro diferente. Seu passado não tem lembranças encorajadoras. Seu presente não tem uma motivação encorajadora. Seu futuro é estar só. Ela sabe disso. Porém ela estava disposta a motivar a si mesma quando ninguém se importava ou era capaz de fazê-lo. É isto que fez de Rute uma mulher livre! Livre de mazelas da alma, livre de sentimentos de inferioridade, de desprezo, de rejeição. Ela era livre para aprender com a vida, a chegar ao conhecimento da verdade. E a verdade para ela naquele momento era baseada numa convicção, num propósito, de que o melhor de Deus ainda estava por vir. Hebreus 11:1. A fé é a firme convicção de coisas que não se vêem, mas se esperam. Ilustração: Lucas 8:1 a 3 narra a historia de Maria Madalena e as mulheres que assistiam Jesus. Essas mulheres não faziam parte da equipe de 12 de Jesus. Essas mulheres não foram encorajadas pelos seus esposos e família para seguirem a Jesus. Essas mulheres são foram encorajadas pela sociedade, essas mulheres não foram encorajadas por ninguém, a não ser pela sua própria decisão de seguirem o Mestre. Mulheres livres têm determinação, Mulheres Livres abraçam seus propósitos sem ninguém para encorajá-las. Mulheres livres, não se preocupam com os outros, mulheres livres se preocupam com os propósitos de Deus em sua vida. Aplicação: Você é livre das cobranças exteriores para viver a liberdade de andar com Jesus, você é livre dos desejos carnais para vivenciar intimidade com o Mestre?



CONCLUSÃO:

Quero concluir lembrando que:

   1. Mulheres livres estão dispostas a irem onde nunca estiveram para criar algo que nunca tiveram Você é livre para ir a lugares onde nunca foi e depender de Deus para viver o que Ele tem pra ti? Você é livre para estar aos pés de Jesus, como a mulher pecadora na casa do Fariseu e ter um relacionamento tão íntimo com Jesus como nunca teve? Você é livre para expressar sua adoração a Ele e romper com os lugares que freqüenta, para ir a lugares onde nunca foi? Você é livre para confiar em Deus?
   2. Mulheres Livres sabem que o sucesso de seu futuro depende de deixar o seu passado Mulheres livres rompem com o passado. Rompem com a memória, com as feridas, com as tristezas. Mulheres livres vivem o hoje de modo tão dependendo do Espírito Santo que o futuro na presença de Deus está garantido. Mulheres livres não permitem que o seu passado roube o presente e o futuro. Mulheres Livres crêem no sangue da cruz.
   3. Mulheres Livres sabem exatamente o que querem Mulheres Livres são determinadas, são corajosas, são indesistíveis, são guerreiras. Tem metas, alvos, sonhos. Lutam e buscam a cura no Senhor.
   4. Mulheres Livres abraçam seus propósitos sem ninguém para encorajá-las. Você é livre em Jesus ou depende da aprovação, do apoio de alguém para viver o propósito de Deus em sua vida. Mulheres Livres abraçam os propósitos de Deus sem ninguém para encorajá-las, pois elas confiam em Deus.


Mulheres Livres chegam ao conhecimento da verdade e aprendem a cada dia a viver com o Mestre. Mulheres Livres não são volúveis elas aprendem que tem propósito nesta vida. Mulheres livres vivem livres para Jesus, o amado de sua alma.