Adoração em 3 Níveis à Imagem doTabernáculo - Parte 2

 

 

1° Nível: O Pátio – Sacrifício

Ninguém chega ao Lugar Santo ou ao Santo dos Santos sem primeiro passar pelo Pátio, é onde temos comunhão uns com os outros, pois é no pátio onde as pessoas iam oferecer seus sacrifícios. No Pátio como já expliquei havia 2 objetos muito importantes: O altar do Holocausto e a pia ou lavatório.

  • O Altar do Holocausto: fala de sacrifício, ninguém ia ao tabernáculo a toa ou só

 

para visitar, cada um ia levando o seu sacrifício, cada um ia para prestar um culto ao Senhor, ninguém chegava diante do Senhor de mãos vazias. Que tipo de sacrifício Deus está requerendo de nós!? Davi disse: “Oferecerei ao Senhor Holocausto que não me custe nada!?” 1Cr.21.24. Foi Davi também quem disse:
“Pois tu não tens prazer em sacrifícios (de animais); do contrário , eu tos daria; e não te agrada de holocaustos (de animais). Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Salmos 51.16,17
O Apóstolo Paulo também disse: “…apresenteis o vosso corpo (o físico e a vida), como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto…” Romanos 12.1

 

Ou seja, é necessário o sacrifício e o sacrifício sempre está associado a morte, sem isso não existe adoração. É interessante como o Altar do Holocausto ficava exatamente logo na entrada do tabernáculo, era a primeira coisa que as pessoas viam quando entravam. Se quisermos passar para um outro ponto mais profundo precisamos sacrificar, tudo que nos atrapalha, tudo que não provém de Deus, todo orgulho, soberba, o desejo de sermos reconhecidos, independência, apego as coisas materiais, nosso ego e principalmente nossos pecados, enfim precisamos morrer. Quando o sacrifício é feito imediatamente o fogo começa a queimar o sacrifício. Isso é extremamente importante por que muitos desejam ir ao Santo dos Santos, mas o fato é que nem todos vão a este ponto porque simplesmente não sacrificam primeiro. Sacrifique sua vida, morra pra você mesmo e você verá o fogo do Senhor vindo para confirmar você.

Após passarmos pelo Altar do Holocausto nos encontramos com a Pia.

  • A Pia: ou lavatório fala de lavagem, purificação na água que é pura, ninguém

 

pode entrar no Santo Lugar sem se purificar. Após o sacrifício onde morremos, precisamos ser purificados, o apóstolo João deixou o método para isso: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos PURIFICAR de toda iniqüidade.”1° João 1.9. Ninguém pode entrar no Lugar Santo sem antes ter uma experiência de arrependimento com Jesus, pois é apenas através dele que entramos. Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. Quando o precioso sangue dele cai sobre nós, somos completamente lavados e eu torno a enfatizar que precisamos ter um profunda experiência de arrependimento com ele, quanto mais profunda for essa experiência mais pureza será gerada no nosso coração e “bem aventurado os puros de coração porque eles verão a Deus” Mt.5.8

Resumindo o primeiro nível é: Sacrifício, não existe adoração sem isso.

Aquele que tem sede venha, me acompanhe, vamos entrar no Lugar Santo.

 

Lembra que eu disse que o Lugar Santo era acesso restrito apenas aos sacerdotes!? Tenho uma boa notícia pra você: Você é um Sacerdote!!! “Mas eu não sou Pastor!!!” rsrs, ser pastor ou apóstolo ou o título que for ou não ter esse título não faz de nós sacerdotes ou deixa de nos fazer sacerdotes. A verdade é que todos nós cristãos fomos feitos sacerdotes de Deus: “… e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai…” Ap.1.6.
“…também vós mesmos, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo…” 1° Pe.2.5

Se você é sacerdote também pode entrar no Lugar Santo.

Continua na parte 3