Dúvidas: Salvo, ou Não?

 
 
"Será que realmente sou crente?  Será que fui sincero quando aceitei Jesus?  Será que entendi o que estava fazendo?" Você já fez estas perguntas?  Eu, sim.  Houve uma época na minha vida em que convidava Jesus para entrar no meu coração todas as noites "só para ter certeza."  Não agüentava aquela inquietação de dúvidas quanto ao meu destino eterno.  Temia o inferno, e não queria arriscar a possibilidade de um dia ir lá. Agora reconheço que a dúvida pode ser um amigo que fortalece a minha fé, ou um inimigo usado por Satanás para paralisar a vida cristã e neutralizar meu testemunho "na praça".  Como testemunhar de salvação em Jesus se somos anestesiados pela dúvida?  Era uma vez que eu pensava que eu fosse o único que passava pelas nuvens pretas de dúvida.  Agora sei que muitos, se não a maioria dos jovens, experimentam dúvidas quanto a sua salvação.  Mas como lidar com dúvidas?  É pecado duvidar?  O que que a Bíblica diz sobre o assunto? 
 
1.  Dúvida não é necessariamente pecado. 
Em muitos círculos evangélicos, "duvida"  quase se virou palavrão.  É vergonha admitir que às vezes você tem dúvidas.  Mas creio que pior do que ter dúvidas na vida cristã é nunca ter dúvidas.  Nunca duvidar significa nunca questionar; nunca questionar é ter uma mente fechada, que foge de desafios, e finge que não há questões não resolvidas.  Revela uma fé fraca, superficial, não-testada.   Uma vez confrontada honestamente, a pedra de dúvida no sapato da fé pode ser transformada no alicerce de uma vida cristã sólida.   É interessante que Jesus não condenou a dúvida sincera.  Isso porque "dúvidas criam a montanha que fé pode mover." Condenou, sim, a dúvida arrogante de incrédulos como os fariseus, mas não o questionamento de corações sinceros, embora confusos.  Mas dúvidas não resolvidas são perigosas.  Devem ser confrontadas e derrotadas à luz da palavra de Deus.  Mas como? 
 
2.  Na hora de dúvidas, confie na Palavra de Deus.   Um dos exemplos clássicos de uma pessoa abalada pela dúvida no NT foi João Batista.  O grande embaixador do Rei Jesus, o "Indiana Jones" do NT, vacilou quando ele se encontrou no cárcere, preso por Heródes por mais de 1 ano.  Imagine aquele "homem de campo" trancado numa cela pequena, sem poder fazer nada para o reino.  Devia ter ficado louco para saborear sua famosa sopa de gafanhoto . . . doido para deliciar outra vez o mel silvestre.  Se Jesus realmente era o Rei, o Messias, o "Cordeiro que tira o pecado do mundo", então como podia deixar seu precursor, o embaixador do Rei, naquele buraco fedido?  João vacilava, e mandou perguntar a Jesus, "És tu aquele que estava para vir, ou havemos de esperar outro?"  Em outras palavras, João balançava na sua fé.  "Será que errei no meu ministério? Será que tudo foi à toa?  Será que me enganei?" Mas Jesus não o condenou, nem respondeu  diretamente à sua pergunta, mas mandou João conferir a palavra de Deus!  Jesus citou dois textos do VT, Is. 35:3-6 e Is. 61:1,2, que certamente João conhecia de cor: "
 
Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho." 
 
 

Jesus fez João encarar objetivamente e não emocionalmente fatos da Palavra de Deus.  Na hora de dúvida, voltemos à Palavra. Quando eu era jovem, precisava resolver a questão das minhas dúvidas de salvação.  Entendi que ninguém está acima das dúvidas.  Também vi como Satanás, o Acusador, havia paralisado a minha vida cristã pelas dúvidas. 


Resolvi a questão quando enfrentei os fatos da Palavra de Deus.  Meu problema?  Estava olhando para mim--os meus  sentimentos, a minha sinceridade, o meu entendimento.  Mas o evangelho não baseia-se em mim, mas em Jesus.  A questão é se ele foi sincero quando morreu na cruz por mim, se ele de fato ressuscitou dos mortos, se Deus aceitava o sacrifício dele no meu lugar.  A Bíblia diz, "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (At. 16:31).  Cada vez que enfrentava dúvidas, só precisava me perguntar, "Eu creio que Jesus morreu e ressuscitou por mim?  Eu creio nas promessas objetivas da Palavra, ou confio nos meus sentimentos instáveis?" Mais importante do que saber o dia e a hora que você aceitou Cristo como Salvador, é a pergunta, “Você crê HOJE em Jesus?” A resposta sim significa: Caso fechado. 

3.  Na hora de dúvidas, confie na Pessoa de Deus. 

Boa parte do problema de dúvida é que temos um conceito errado de Deus, como se Ele fosse um Bravo no céu que queria esconder a salvação.  Muito pelo contrário!  Deus fez tudo para colocar a redenção ao nosso alcance.  Não engana os seus filhos, como se a nossa salvação fosse uma brincadeira cósmica de "esconde-esconde".  Na hora de dúvida, precisamos confiar no caráter de um Deus bom, cheio de graça, bondade, amor e misericórdia que deseja que ninguém pereça, mas que todos sejam salvos. 

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?  Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes por    todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?" (Rm.8:31,32). 

Mas é fácil esquecermos do amor de Deus quando passamos pela escuridão de dúvida.  Outro discípulo de Jesus, Tomé, também experimentou o lado escuro de desconfiança do caráter de Deus.  Jesus havia aparecido depois da ressurreição para todos os outros discípulos, mas não a Tomé, que estava ausente na ocasião.  Tomé recusava acreditar, a não ser que tocasse mas feridas de Jesus (Jo. 20:24,25).  Duvidava da ressurreição.  Seu coração queria crer, mas o desastre da crucificação do seu Amigo foi demais para ele.  E mesmo se Jesus tivesse ressuscitado, por que não apareceu a ele também?  Talvez Tomé se imaginava ser  o primeiro vítima de "Esqueceram de Mim".   Foi então que Jesus, pela Sua graça e misericórdia, foi ao encontro do Seu discípulo caído na dúvida.  Jesus apareceu aos discípulos pela segunda vez, mas esta vez com o único propósito de resolver dúvidas de Tomé (Jo. 20:26,27). 

 Foi então que as trevas de dúvidas foram dissipadas pelo sol brilhante do amor e da graça do Salvador.  Tomé, novamente ciente do incrível amor e compaixão do seu Amigo, derreteu perante Jesus.  O homem com as maiores dúvidas virou o homem que fez a declaração mais clara de fé na divindade de Jesus no NT : "Senhor meu, e Deus meu!" (Jo. 20:28). É assim com nossas dúvidas.  Podem ser as rochas que naufragam a nossa vida espiritual, ou as pedras do alicerce de uma fé inabalável.  Basta confiar na Palavra de Deus, e suas promessas de salvação incondicional para aquele que crê.  Basta olhar para a Pessoa de Deus que oferece a salvação de graça pelo Seu grande amor.  A nossa salvação não depende da nossa sinceridade, mas da sinceridade de Jesus quando Ele morreu na cruz.  Depende das promessas de um Deus bom que prometeu "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo."  Você crê?